Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni
Infraordem: Tyrannides
 Wetmore & Miller, 1926
Parvordem: Tyrannida
Família: Pipridae
 Rafinesque, 1815
Subfamília: Piprinae
 Rafinesque, 1815
Espécie: P. filicauda

Nome Científico

Pipra filicauda
Spix, 1825

Nome em Inglês

Wire-tailed Manakin


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Rabo-de-arame

O rabo-de-arame é uma ave passeriforme da família Pipridae. Conhecido também como dançador-de-cauda-fina, irapuru, irapuru-de-cauda-longa, tangará, uiramiri, uiramirim, uirapuru-de-cauda-longa.

Seu nome significa: do (grego) pipra, piprö, pipön, piprös = pequeno pássaro mencionado por Aristóteles e outros autores e que nunca foi devidamente identificado; e do (latim) filum, fili = fio, afilado; e cauda = cauda. ⇒ Pequeno pássaro com a cauda afilada ou pequeno pássaro com cauda de arame.

Características

Mede cerca de 10,5 cm de comprimento, mais 4,5 cm no macho e 2,5 cm na fêmea referentes aos filamentos alongados da cauda, os quais se assemelham a cerdas. O macho tem o alto da cabeça, nuca e alto das costas vermelho-brilhantes, as laterais e região frontal da cabeça amarelo-ouro, e o restante das partes superiores preto e a fêmea é verde-olivácea acima e mais opaca nas partes inferiores, com a barriga amarelada.

Alimentação

Hábitos alimentares…

Reprodução

Durante as exibições do período reprodutivo, os machos arrepiam as penas das costas e levantam suas caudas, balançando-as de um lado para o outro. Com isso, escovam com a cauda a face ou a garganta de outras aves que estão assistindo à exibição. Acredita-se que esta seja a única circunstância entre aves em que penas modificadas da cauda são utilizadas de maneira tátil e não visual. Faz ninho em formato de xícara, normalmente abaixo de 2 m de altura, em árvores pequenas, ao lado de igarapés.

Hábitos

É localmente comum no estrato inferior de florestas úmidas, várzeas e terra firme ao longo de igarapés. Permanece oculto na vegetação, sendo de difícil observação.

Distribuição Geográfica

Presente dos rios Negro e Purus para o oeste, sendo encontrado também na Venezuela, Colômbia, Equador e Peru.

Referências

Galeria de Fotos